Menu fechado

Como calcular os custos de contratação de um colaborador​

Você saberia dizer qual o custo de uma contratação?​

O custo por contratação é a média de dinheiro que você gasta ao fazer uma contratação para o quadro de funcionários de uma empresa.

Nós vamos apresentar aqui uma métrica que ajudará você a prever seus custos de contratação. Isso é importante porque, se você imaginar que uma contratação custe para a sua empresa R$300,00, caso seja necessário contratar dez colaboradores para desempenhar as mesmas funções, o negócio terá que dispender de R$ 3.000,00 somente para o processo de contratação.

Como fazer o cálculo?

O que vamos apresentar agora foi elaborado pela Society of Human Resource Management (SHRM) em parceria com a American National Standards Institute (ANSI). Então o custo por contratação (CPC) é feito da seguinte forma:

CPC = (Custo de Contratação Interna + Custo de Contratação Externa) / Número de Contratatações

Ou seja, os custos totais de contratação, que podem ser divididos entre custos internos e externos, em relação ao número de contratações, nos dá um valor médio por contratação para o seu negócio, considerando que esse cálculo deve ser feito por um mesmo período.

O que se considera como custos de recrutamento?

Esses custos são relacionados aos salários dos colaboradores que trabalham diretamente em recrutamento e seleção de pessoas ou o dinheiro investido no processo de divulgação interna, marketing interno e administração de plataformas por meio do RH, por exemplo.

Aos custos externos estão todos os relativos à divulgação externa das colocações, taxas de agências especializadas, plataformas externas.

Separamos por etapas os custos e tempos médios gastos com recrutamento e seleção de pessoas com dados fornecidos pela Huffington Post

1) Divulgação e Atração

Isso é feito por meio de anúncios e sites de recrutamento. Mas isso, é claro, se o perfil da vaga estiver definido!

Em média, se gasta 1h30min para divulgar vaga e o custo médio é de R$ 68,23 por vaga

2) Triagem

Após receber os currículos dos candidatos, você terá que selecionar aqueles que atendem aos requisitos exigidos pela vaga. Essa seleção dos candidatos ocorre, em geral, de forma manual.

Tempo médio: 24 h

Custo médio: R$ 1.099,44

3) Pré seleção

Os candidatos aptos a concorrer à vaga têm seus currículos analisados para avaliar o seu prosseguimento no processo seletivo.

Tempo médio: 4 h

Custo médio: R$ 183,24

4) Entrevistas

Os candidatos selecionados na fase anterior serão entrevistados e avaliados.

Tempo médio: 15 h

Custo médio: R$ 687,15

5) Conclusão do processo

Na última etapa, são realizados os testes finais com o candidato escolhido, a checagem de referências e o feedback aos demais candidatos.

Tempo médio: 8 h

Custo: R$ 366,48

No total são gastos 52,5 horas e o valor de R$ 2.404,63

Esses números são médios, podendo variar de acordo com a complexidade do processo seletivo.

Você sabia que o outsourcing pode reduzir os custos de contratação de pessoas? Podemos ajudar com esse processo!